ICH relança o periódico "Confronteiras"
O Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICH/Unifesspa) criou e manterá a revista científica Confronteiras. A publicação tem o objetivo de contribuir para elevar o nível de qualidade em periódicos no âmbito das Ciências Humanas em geral e estimular o debate crítico. O número inicial está previsto para abril próximo. A publicação será dirigida pelo pesquisador Jerônimo da Silva e Silva, professor adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com lotação na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) e no PDTSA (Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia).
Além das chamadas para artigos livres, ensaios fotográficos e resenhas, a revista Confronteiras destacará na secção “Dossiê” a temática "Cultura & Território na Amazônia". O “Dossiê” discutirá o processo de ocupação e exploração da Amazônia, a partir da colonização europeia e de toda violência por ela deflagrada, marcado pelo encontro e confronto de diversas culturas, e, consequentemente inúmeras formas de apropriação e manutenção do território vivido. “Ainda que a ação colonial de poderes ibéricos tenham mobilizado através da escravidão e da catequese violências sobre povos de matrizes culturais africanas e indígenas em séculos anteriores, jamais olvidamos as relações e desdobramentos de práticas capitalistas que se impõe na Amazônia no presente, gerando, por exemplo, a tensão em determinadas atividades de extração mineral e vegetal que ignoram a especificidade cultural de comunidades quilombolas e indígenas, além das tentativas de silenciar as demandas de populações camponesas ante a desigual estrutura fundiária e a reconhecida grilagem”, reforça Jerônimo.
Diante dessas questões iniciais a revista se propõe a entender, através dos conceitos de "Cultura e Território", a especificidade de linguagens, saberes e modos como populações amazônicas se identificam e forjam seus modos de sobrevivência no passado e no presente, bem como sua perspectiva territorial, associada a constituição de pertencimentos a partir das dinâmicas sociais e de relações entre Sociedade Civil e Estado. O “Dossiê” acolherá pesquisas que priorizem o diálogo interdisciplinar com os conceitos já citados e a imersão em aspectos da realidade amazônica.
Artigos originais
Segundo Jerônimo, a revista Confronteiras publicará artigos originais da área de Ciências Humanas. Para isso, são estabelecidos as seguintes recomendações:
a) Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado;
b) Os artigos que estiverem de acordo com as "Diretrizes para Autores" e as condições de submissão serão encaminhados à análise prévia do Conselho Editorial da revista;
c) Os artigos aceitos pelo Conselho Editorial serão encaminhados à avaliação dos consultores Ad hoc da revista;
d) Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega").
e) Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter (metadados da submissão);
f) Os trabalhos submetidos devem seguir a seguinte formatação e padrão: 1) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, key words e referências bibliográficas; 2) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo e até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract; 3) Os artigos não deverão exceder 20 páginas (mínimo 10 páginas), incluindo tabelas e referências bibliográficas. 4) Deverão ser escritos em espaço entre linhas 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm; 5) Imagens, gráficos e ilustrações em geral, devem ser enviadas em separado, em formato JPG ou GIF, no menor tamanho (em KB) possível. O autor (a) deve indicar onde colocar; 6) As notas de rodapé devem ser apenas de caráterexplicativo; 7) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al.).
Processo de avaliação pelos pares
Os artigos serão avaliados pelo Comitê Editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver um parecer favorável, e recusado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Comitê Editorial da revista. A avaliação é “cega”, isto é, sem identificação dos autores e suas respectivas titulações, bem como dos avaliadores externos, observando-se o sigilo em ambos os casos.
Editor-Gerente
A publicação ficará sob a responsabilidade de Jerônimo da Silva e Silva, doutor em Antropologia (UFPA, em 2014), mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA, 2011), especialista em História Social da Amazônia (UFPA, 2007) e graduado em História (UFPA, 2001).
Política de acesso livre
A revista oferecerá acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Saiba mais em https://confronteiras.unifesspa.edu.br/index.php/Confronteiras/index
Artigo original em: < https://www.unifesspa.edu.br/index.php/component/content/article?id=1325 >