Competências e Habilidades
O desenho curricular do curso de Licenciatura em Ciências Sociais deverá proporcionar aos discentes um conjunto de atividades e experiências acadêmicas, que assegurem a formação das seguintes competências e habilidades:
- Conhecer e dominar procedimentos teórico-metodológicos referentes aos três (03) campos das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia, e serão acompanhados de disciplinas de outras áreas do saber.
- Compreender as diferentes realidades sociais e nelas atuar de maneira comprometida a partir dos enfoques sociológicos, antropológicos, políticos e econômicos de maneira crítica.
- Estabelecer diálogo interdisciplinar entre as Ciências Sociais e as demais áreas do conhecimento humano.
- Compromisso com a ética profissional e ideal de justiça e igualdade social, bem como os valores referentes aos direitos humanos fundamentais como norteadores de sua atuação.
- Produzir novas análises e conhecimentos sobre as realidades em que atua, considerando que a educação é resultado de processos formais e informais, estes últimos com o mesmo potencial formativo que o primeiro.
- Contribuir para a construção de instrumentos que visem melhorias na qualidade de métodos e técnicas pedagógicas, mas também de vida da população das realidades em que intervém.
- Ter capacidade de intervenção que contribua para a transformação da realidade, possibilitando a construção de uma sociedade justa e igualitária, com educação de qualidade para todos.
- Familiaridade com a prática da docência e da pesquisa científica junto aos atores e agentes sociais participantes do processo de construção do conhecimento;
- Conhecer e dominar o processo de pesquisas cientificas diagnosticando problemas e propondo soluções para eles. Conhecer e aplicar tecnologias às atividades de pesquisa nas Ciências Sociais.
- Articular teoria e prática nos diferentes níveis do trabalho social.
- Identificar problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino.
- Conhecer, criar e utilizar diversas estratégias de pesquisa sabendo adequá-las aos objetivos propostos.
- Atuar em diferentes realidades na esfera do estado, terceiro setor, movimentos sociais.
As competências que aspiramos desenvolver nos discentes são aquelas presentes na seção específica sobre a Licenciatura em Ciências Sociais dos Referenciais Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura, da Secretaria de Educação Superior do MEC, instituídos no Parecer CNE/CES nº 492/2001, a saber:
Competência 1: Domínio da bibliografia teórica e metodologia básica
Competência 2: Autonomia intelectual
Competência 3: Capacidade analítica
Competência 4: Articulação entre teoria, pesquisa e prática social
Competência 5: Compromisso social
Competência 6: Competência na utilização da informática
Competência 7: Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio
Competência 8: Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transposição do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.