Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Histórico do Curso de Ciências Sociais

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 10h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h47 | Acessos: 2309

Apresentação - Histórico

 

A Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins oferta duas graduações em ciências sociais, nas modalidades bacharelado e licenciatura.

A história do Curso de Ciências Sociais em Marabá tem início em 1994, quando o antigo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, atual Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, ofertou quarenta (40) vagas para composição de uma turma com habilitação para licenciatura e bacharelado. Entre 1994 a 1999, o curso funcionou em regime intervalar, sendo realizado no período de recesso letivo, com corpo docente vindo de Belém. Em 1999, uma segunda turma foi composta também em caráter intensivo ainda sob coordenação de Belém. Em meados do ano de 2000, a partir de uma discussão com a sociedade civil, foi desenvolvida e aprovada a criação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, em caráter extensivo, no Campus Universitário de Marabá. A elaboração do projeto pedagógico do curso foi realizada pelos docentes da UFPA do campus de Marabá. Este projeto foi submetido ao parecer do sociólogo Jean Hébette, também da UFPA, em Belém, que foi favorável à criação do curso. Sendo assim, o curso teve sua regulamentação aprovada pelo parecer nº 09/2003, de 01 de outubro de 2003, da Câmara de Ensino da UFPA.

Em 2013, com a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), novos desafios foram colocados à Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (FACSAT), entre eles, a reforma e elaboração de novos Projetos Pedagógicos de Curso, uma aproximação ainda maior com a sociedade e a integração interdisciplinar das Ciências Sociais com as outras Faculdades do Instituto de Ciências Humanas. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico é um elemento importante no movimento de constituição de nossa autonomia e identidade própria enquanto Faculdade dentro de uma nova universidade.

Em 2014, com o desmembramento de licenciatura e bacharelado, com base no Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) Nº 09 DE 08 de maio de 2001, foi ofertada a primeira turma de Licenciatura em Ciências Sociais com quarenta vagas. Em 2015, ofertamos a segunda turma de licenciatura. Em 2016, a Faculdade ofertou a primeira turma em bacharelado em Ciências Sociais com 40 vagas. A partir de 2016, as turmas que entraram já iniciaram o curso com os novos Projetos Pedagogicos e novas Estruturas Curriculares do bacharelado da licenciatura.

 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página