Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ciências Sociais - Bacharelado > Competências e Habilidades
Início do conteúdo da página

Competências e Habilidades

Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 11h20 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2023, 11h27 | Acessos: 395

O desenho curricular do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais deverá proporcionar aos discentes um conjunto de atividades e experiências acadêmicas, que assegurem a formação das seguintes competências e habilidades:

- Conhecer e dominar procedimentos teórico-metodológicos referentes aos três (03) campos das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia, e serão acompanhados de disciplinas de outras áreas do saber.

- Compreender as diferentes realidades sociais e nelas atuar de maneira comprometida a partir dos enfoques sociológicos, antropológicos, políticos e econômicos de maneira crítica.

- Estabelecer diálogo interdisciplinar entre as Ciências Sociais e as demais áreas do conhecimento humano.

- Compromisso com a ética profissional e ideal de justiça e igualdade social, bem como os valores referentes aos direitos humanos fundamentais como norteadores de sua atuação.

- Produzir novas análises e conhecimentos sobre as realidades em que atua, considerando que a educação é resultado de processos formais e informais, estes últimos com o mesmo potencial formativo que o primeiro. 

- Contribuir para a construção de instrumentos que visem melhorias na qualidade de métodos e técnicas pedagógicas, mas também de vida da população das realidades em que intervém.

- Ter capacidade de intervenção que contribua para a transformação da realidade, possibilitando a construção de uma sociedade justa e igualitária, com educação de qualidade para todos.

- Familiaridade com a prática da docência e da pesquisa científica junto aos atores e agentes sociais participantes do processo de construção do conhecimento. 

- Conhecer e dominar o processo de pesquisas cientificas diagnosticando problemas e propondo soluções para eles. Conhecer e aplicar tecnologias às atividades de pesquisa nas Ciências Sociais.

- Articular teoria e prática nos diferentes níveis do trabalho social.

- Identificar problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino.

- Conhecer, criar e utilizar diversas estratégias de pesquisa sabendo adequá-las aos objetivos propostos.

- Atuar em diferentes realidades na esfera do estado, terceiro setor, movimentos sociais.

As competências que aspiramos desenvolver nos discentes são aquelas presentes na seção específica sobre o Bacharelado em Ciências Sociais dos Referenciais Curriculares Nacionais para osCursos de Bacharelado e Licenciatura, da Secretaria de Educação Superior do MEC, instituídos no Parecer CNE/CES nº 492/2001, a saber:

- Competência 1: Domínio da bibliografia teórica e metodologia básica

- Competência 2: Autonomia intelectual

- Competência 3: Capacidade analítica

- Competência 4: Articulação entre teoria, pesquisa e prática social

- Competência 5: Compromisso social

- Competência 6: Competênica na utilização da informática

registrado em:
Fim do conteúdo da página